Cursos

Nossos Cursos

Conheça

Adestramento

A modalidade

O Adestramento ou Dressage, como é conhecido internacionalmente, é uma modalidade Olímpica do Hipismo e, dentre todas as manifestações esportivas da equitação, constitui o segmento mais clássico. Os seus princípios básicos são os pilares da Equitação Acadêmica e adotados por todas as demais disciplinas.

Essencialmente técnica, busca o desenvolvimento do cavalo, através de uma educação harmoniosa de modo a torná-lo um “atleta feliz”. Portanto, na própria conceituação pode-se depreender que a modalidade impõe uma cuidadosa ginástica progressiva e racional, associada a uma preparação mental do cavalo, de maneira que nas competições, o animal deve mostrar-se calmo, elástico, descontraído e flexível. Durante toda a apresentação deve passar ao espectador a imagem de um cavalo confiante, atento e impulsionado, demonstrando um perfeito entendimento com o seu cavaleiro.

Equoterapia

O que é Equoterapia?

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Considerações Complementares

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

 

Consulte os valores pelo telefone:

(61) 3686.0943 ou 99334.0170

ou no Whatsapp  3322.1167 ou 99334.0170

Salto

O Salto consiste na transposição de um obstáculo.

Existem obstáculos fixos e obstáculos móveis. São fixos aqueles que, se forem esbarrados pelas patas do cavalo permanecem no mesmo local, enquanto que os móveis são aqueles que caem quando tocados.

Nas competições de salto, os concorrentes correm um percurso especialmente desenhado por um “course designer” contendo vários tipos de obstáculos a serem vencidos.

O percurso inclui saltos duplos, triplos, rio e outros; dependendo do nível da competição Os concorrentes recebem faltas (penalidades) por derrubarem obstáculos, diferença ao tempo pré-estabelecido, refugos, quedas e outros.

O refugo acontece quando o cavalo não salta um obstáculo, o segundo refugo elimina o conjunto: cavalo e cavaleiro da competição.

Ao final da competição o cavaleiro que obtiver menor número de faltas (penalidades), e menor tempo em certas competições, será considerado o campeão. O empate de dois ou mais conjuntos levará a um novo percurso para desempate.

O sucesso da prova depende de habilidade do conjunto uma vez que os obstáculos moveis, exigem movimentos ágeis e precisos.

Equitação Infantil – Lúdica

São aulas para crianças de 3 a 6 anos, cujo principal objetivo é a integração do aluno com o cavalo. Nas aulas, um professor é responsável por cada criança, e as principais atividades desenvolvidas são: alimentar e cuidar do cavalo, montá-lo e brincar com ele, utilizando jogos educativos.

Essa modalidade tem inúmeros benefícios para as crianças, como aprimorar a concentração e disciplina, auxiliar na identificação corporal, que são explicados pelo estímulo do esporte nos cérebros ainda em desenvolvimento.

O aprendizado inicial oferece:

  • Comandos básicos, (como fazer o cavalo andar, virar e parar);
  • Posição correta do cavaleiro / amazona à cavalo;
  • Trote elevado, trote sentado e trote na posição esporte;
  • Trotar na diagonal certa;
  • Exercícios de equilíbrio;
  • Controlar o cavalo fazendo círculo, diagonal da pista, meia volta, meia volta invertida e cortar o picadeiro pela linha do meio.
  • Alongar e reunir o trote;
  • Galope;
  • Partida do galope na mão certa;
  • Saltar galopando;
  • Fazer o animal mudar de mão no galope;
  • Fazer o cavalo receber do salto na mão certa.

Cross-Country

O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica também conhecida como o “triatlon” equestre. A competição é dividida em três provas – Adestramento, Cross-country e Salto – que são realizadas em dias consecutivos.

O esporte é uma importante mostra da capacidade do conjunto competir em três diferentes disciplinas distintas entre si, e num curto espaço de tempo, o que exige preparo técnico e físico.

O Adestramento é a primeira prova a ser cumprida. O conjunto precisa efetuar determinados movimentos (figuras) de diferentes graus de dificuldade mostrando entrosamento e equilíbrio.

No segundo dia acontece o Cross-country, onde o conjunto percorre um percurso externo, com obstáculos inspirados no campo, mas sempre com um alto grau de dificuldade.

A terceira e última prova do CCE é o Salto. O conjunto precisa transpor obstáculos móveis de diferentes alturas mostrando controle e precisão. O objetivo da prova é mostrar que depois da exigente prova de Cross-country o animal continua com energia, resistência e obediente ao comando do cavaleiro.

Passeio a Cavalo

O Centro Hipico dispõe de cavalos para passeio de criança a partir de 02 anos, o passeio é feito puxado na área interna do Centro Hípico com duração de 20 minutos cada, e poderão ser feitos durante a semana de terça a sexta feira da 08:00hs às 17:00hs e Sábado, domingo e feriados das 08:00 ate 12:30hs. Também poderão ser feito com horário marcado, ligue e marque seu horário.